Mateus 12.1-21: Autoridade sobre o sábado

12.1 ¶ Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.

2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.

3 Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?

4 Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?

5 Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?

6 Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.

7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.

8 Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.

9 E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.

10 E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?

11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?

12 Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados.

13 Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.

14 E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.

15 Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas.

16 E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrissem,

17 Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz:

18 Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e anunciará aos gentios o juízo.

19 Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz;

20 Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo;

21 E no seu nome os gentios esperarão.

1) Um dos fundamentos da constituição federal é “a dignidade da pessoa humana”. A partir desse pilar, normalmente pessoas vulneráveis que furtam alimentos para saciar a fome são isentas de culpa; 2) É proibido ultrapassar o limite de velocidade ou avançar o farol vermelho, mas uma ambulância pode quebrar essas regras para salvar vidas, porque o cuidado com o próximo está acima da lei; 3) É proibido faltar ao trabalho ou à escola, mas alguém pode se ausentar para uma consulta médica, porque a vida vem primeiro.

É inevitável, algumas leis são mais importantes que outras. O amor é a maior lei que existe.

1. (v.1-8) “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor” a) Havia três coisas que distinguiam os judeus dos gentios: guardar o sábado, a circuncisão e não comer carne “impura” (Beacon, p.91); b) “colher espigas” é uma referência a trigo e não milho; c) O quarto dos dez mandamentos diz assim: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas” (Êx 20.8-10); d) O mandamento de guardar o sábado tinha quatro propósitos principais: 1º) Lembrar que Deus criou o universo em seis dias; 2º) Conceder as pessoas um momento de santificação, repouso e restauração; 3º) Os hebreus haviam sido escravos e precisavam aprender a desfrutar, inclusive para os escravos e animais (Dt 5.14-15); 4º) O sábado era um símbolo da obra de redenção de Jesus Cristo. Começando a “nova criação”, Jesus entrou em Jerusalém sentado em um jumentinho no domingo, foi morto na sexta, no sábado “repousou” e no domingo ressuscitou; e) A lei permitia comer, mas não furtar, em plantações do próximo (Dt 23.24,25); f) Os religiosos tinham criado várias regras para o que podia ou não no sábado, fazendo um fardo insuportável para as pessoas (24 caps.Talmude). Deus havia criado o sábado para descanso e os legalistas o transformaram em opressão; g) Jesus argumenta usando Rei (Davi), sacerdote e profeta (Oséias); h) O bom senso diz que uma regra é mais importante que outra. Davi e os sacerdotes violaram uma lei por outra mais importante; i) “o amor é a lei mais importante do universo e anula todas as outras” (Beacon, p.91). “Ame e faça o que quiser” (Agostinho); j) O texto “Misericórdia quero, e não sacrifício” quer dizer que Deus prefere ações de amor ao sacrifício de animais. Nos dias de hoje, é mais importante não julgar precipitado, perdoar e agir com bondade, do que louvar em um culto. Nossa vida é a melhor adoração; k) O NT não obriga o cristão a guardar o sábado, assim como o sacrifício de animais e a circuncisão, eram símbolos cumprido em Jesus (Cl 2.16,17; Rm 14.5,6; Gl 4.9-11; Hb 4.9-11); l) Portanto, o legalismo escraviza e oprime e o amor é suave e leve. Cuidado para não viver uma vida rígida com regras e mais regras, com o propósito de condenar os outros que optaram em não seguir esses preceitos. Nosso trabalho é ensinar a verdade com amor. Convencer as pessoas do pecado é um trabalho do Espírito Santo (Jo 16.8).

2. (v.9-14) “Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados” a) Jesus agora está em uma sinagoga (congregação ou Igreja) e ao ser interrogado se é lícito curar ao sábado, Ele não apenas afirma que sim, é “lícito fazer bem nos sábados”, como também cura um homem que tinha uma mão mirrada (atrofiada ou seca); b) O argumento de Jesus é que todos ali salvariam uma ovelha que caiu em um buraco, por que não poderia salvar um ser humano? c) A expressão “para o acusarem” deixa claro que a motivação da questão dos religiosos não era para aprender, mas para encontrar ocasião para acusar e matar Jesus; d) Os religiosos valorizavam mais os ritos, os animais e o dinheiro que o ser humano; e) Não estavam na sinagoga para adorar e ouvir a Palavra, mas para criticar; f) Marcos relata que os religiosos se reuniram com os herodianos para como matariam Jesus. Os fariseus e os herodianos eram inimigos, mas agora se unem para planejar o mal (Mc 3.6); g) Observe a cegueira: Ficaram irados por Jesus curar uma pessoa que sofria no sábado, mas eles tramaram matar um inocente no mesmo dia; h) Lucas detalha três vezes que o homem doente obedeceu: ele se levantou, veio para o meio e estendeu a mão. A obediência é uma evidência da fé (Lc 6.8-10); i) É muito comum pessoas com deficiências físicas sofrerem também por autoestima baixa, traumas e bullying. Esse mundo e as pessoas podem não te valorizar, mas Deus te ama como um filho; j) Portanto, antes de julgar os outros, precisamos examinar as motivações dos nossos próprios corações. Quando os rituais e as regras começam a sufocar o amor, é preciso rever e voltar ao início, pois o amor a Deus a as pessoas é o fundamento de tudo.

3. (v.15-21) “Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz” a) Sabendo que os religiosos procuravam mata-lo, Jesus se retira dali. É uma tragédia quando o único que pode nos salvar não é bem vindo em nossas vidas. Jesus se retirar do nosso meio é o pior dos julgamentos; b) Em contraste com os religiosos, que procuravam matar Jesus, as multidões o seguiam. Um outro contraste é que os religiosos oprimiam as pessoas e Jesus “curou a todas”; c) O principal assunto desse trecho é o desejo de Jesus de evitar a publicidade. Ele curava as pessoas e “mandou que não contassem nada a ninguém a respeito dele” (v.16 - NTLH); d) Jesus queria evitar a fama por pelo menos três motivos: 1º) Que o ministério de cura não atrapalhasse um ministério mais importante, o de ensino (Mc 1.45); 2º) Evitar uma revolução da população contra Roma, antecipando sua morte – “rei à força” (Jo 6.15); 3º) Despretensão e modéstia seriam características do Messias (v.19 cf. Is 42.1-4); e) A profecia de Isaías descreve características do verdadeiro Messias: 1º) Jesus é servo e filho, no sentido de total obediência à vontade do Pai, “a palavra servo é pais, que pode significar tanto servo quanto filho” (Beacon, p.93); 2º) Jesus é amado e sua obediência alegra o coração do Pai. Deus fez essa declaração no batismo de Jesus (Mt 3.17); 3º) O poder de Jesus vem do Espírito Santo. João Batista “viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele” (Mt 3.16); 4º) O evangelho do Reino já alcançou todas as nações e gentes (Mt 24.14); 5º) A expressão “Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz” (v.19) informa que o Messias não estabelecerá o seu Reino com violência, brigas, gritos ou discursos populares, mas com despretensão e modéstia; 6º) A ilustração “Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo” (v.20) fala de um galho quebrado e de uma luz fraca (NTLH). Provavelmente seja uma indicação de que o Messias não desprezará nenhum pequeno ou fraco. “Jesus sustenta e perdoa aqueles que são desagradáveis aos seus olhos. Ele deseja ligar a cana quebrada e soprar a fumaça do morrão, acendendo a chama da vida” (Spurgeon, p.230); 7º) Israel rejeitaria o Messias, mas “no seu nome os gentios esperarão”. Jesus é o verdadeiro Messias!; f) Portanto, Jesus estabeleceu o seu Reino com métodos inversos desse mundo. Não através de publicidade, conflitos ou discursos populares, mas através de uma mensagem, uma vida de sacrifício e do amor. Hoje não temos a proibição de contar a respeito Dele. Pelo contrário, saia e anuncie que Jesus vive, cura, liberta e salva!

Aplicação: a) Deus sempre se preocupou com a fome, crie o hábito de ajudar os pobres e necessitados; b) Líderes/pais cuidado com regras excessivas que afastam as pessoas de Deus. O Espírito Santo é quem transforma os corações; c) A Bíblia é contra a preguiça, mas o descanso é algo aprovado por Deus. O sono e as férias são importantes para nós; d) O amor deve ser o motivo de todas as regras, projetos e ações; e) No culto, você tem prestado atenção na Palavra ou no pregador. Você está adorando ou procurando defeitos? f) O culto, os animais e o dinheiro são importantes, mas não mais que as pessoas; g) Você que sofre com o bullying, ore e desarme seus agressores, respondendo com confiança, bom-humor e bondade. A ofensa perde sua força se você não ficar ofendido; h) Jesus tinha motivos para evitar a publicidade, mas nós devemos propagar o evangelho; i) O que para os humanos é refugo, para Jesus é matéria-prima de qualidade. Deus quer usar você; j) A Igreja ora, louva e prega. A quantidade de horas que a Igreja está gastando para recuperar pessoas está suficiente?