Evangelização

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mt 9.35-38)

O que é evangelização?

O termo grego evangélio (euangelion) originalmente denotava recompensa por dar boas novas; mais tarde a ideia de recompensa caiu e a palavra passou a representar as próprias "boas novas". No Novo Testamento, denota as "boas novas" do Reino de Deus e da salvação por meio de Cristo, a serem recebidas pela fé, com base em Sua morte expiatória, sepultamento, ressurreição e ascensão. (Vine, p.629). Portanto, evangelização é a ação de anunciar a boa notícia de salvação em Jesus Cristo.

Por que evangelizar?

A motivação para evangelizar deve ser o amor. Observe no texto acima o que Jesus sentiu pela multidão: "grande compaixão" (v. 36) – "entranhas" (splagchna). Como você se sente quando vê famílias em extrema miséria ou um filme onde crianças são exploradas sexualmente? Foi algo parecido com isso que Jesus sentiu ao ver aquela multidão e ainda sente hoje ao ver o mundo perdido. As pessoas estão "cansadas", fazem mais que a capacidade e, "desgarradas", falta orientação. Jamais um pastor deveria olhar para uma ovelha como fonte de lucros. Jamais alguém deveria evangelizar por orgulho ou em busca de mais poder.

Como evangelizar?

A mensagem do evangelho deve ser a mesma, ser acompanhada de oração perseverante e devemos ser criativos nos métodos. João Batista, Jesus Cristo e os apóstolos tiveram a mesma mensagem: Se arrependam e tenham fé para que sejam salvos do pecado e do inferno de fogo eterno. A oração deve ser o fundamento da evangelização. Sua oração perseverante pode salvar pessoas e fazer discípulos. No texto acima, lemos as expressões "percorria Jesus todas as cidades e aldeias...ensinando...pregando...curando...". A mensagem deve ser a mesma, mas os métodos podem ser diferentes. Jesus não usou a mesma estratégia com Nicodemus e com a mulher samaritana. O método utilizado para transmitir essa mensagem pode variar:

  • Em Massa: Proclamação do evangelho para grandes multidões, como em cruzadas, eventos ou conferências.
  • Ar livre: Se reunir em um lugar público como parques e praças para cantar e pregar.
  • Serviço: Demonstrar o amor de Cristo por meio de ações práticas, como trabalhos sociais, ajuda humanitária ou projetos de caridade.
  • Arte: Uso de arte, teatro, música, filmes ou mídia digital.
  • Porta em porta: Visitar cada casa em bairros ou cidades.
  • Digital: Uso de redes sociais, blogs, podcasts, aplicativos e outras tecnologias.
  • Folhetos: Distribuir folhetos com uma mensagem resumida e prática.
  • Literatura: Distribuir Bíblia, livros ou outros materiais evangelísticos.
  • Infantil: Ministrar o evangelho para crianças através de histórias bíblicas, brincadeiras e atividades educativas.
  • Salve+1: Orar por um nome, interceder e evangelizar pessoalmente.