Mateus 2.1-12: A visita dos magos (sábios)
1 E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
3 E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.
7 Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.
9 E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
10 E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.
11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
12 E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.
1. Sábios do oriente, guiados por uma estrela, buscam adorar o “rei dos judeus”. Até os astros testemunham que Jesus Cristo é o salvador do mundo;
2. Herodes o Grande, pai de Herodes Arquelau, Herodes Filipe e Herodes Antipas;
* O Grande: Massacre infantil em Belém (Mt 2);
* Arquelau: Reinou por pouco tempo no lugar do Grande (Mt 2.22);
* Filipe: Tetrarca Ituréia, Traconites e outros territórios adicionais (Lc 3.1);
* Antipas: Filho mais novo do Grande. Governava sobre a Galileia e a Peréia nos tempos de Jesus. Aprisionou e executou João Batista (Mc 6.14-28). Também foi a ele que Pilatos enviou Jesus para ser julgado (Lc 23);
* Agripa I: Neto do Grande, mandou matar Tiago e prender Pedro (At 12);
“É voz de um deus, e não de homem”; “expirou comido de bichos”;
* Agripa II: Filho de Agripa I, depoimento de Paulo “persuadi-lo a ser cristão” (At 25;26);
3. Magos: Apesar de em At 13.6 significar mágico, aqui significa homens nobres de uma religião oriental;
4. A Bíblia não cita três, nem que são reis e nem seus nomes (Gaspar, Melquior e Baltasar). Portanto, os três reis magos é uma lenda. “A visita dos magos/sábios não deve ser confundida com os pastores que encontraram Jesus em uma manjedoura na noite em que nasceu (Lc 2.16). O menino tinha provavelmente um ano de idade e a família havia fixado residência em Belém. As imagens que mostram os magos ajoelhados diante de uma manjedoura, portanto, não são exatas, de acordo com as Escrituras” (Beacon, p.33);
5. V11 Presentes: Ouro (Rei); Incenso (Sacerdote) e Mirra (Morte).
6. Aplicação: a) Os pagãos, guiados por meios superficiais, fizeram uma viajem de muitos meses e cansativa, para adorar, enquanto que os judeus, com as Escrituras, não se alegram nem buscam a verdade;
b) Os magos tinham a estrela para guia-los, porque foram pedir conselhos humanos? Isso ocasionou um massacre infantil; c) As Escrituras, os anjos, os apóstolos, Paulo (um ex-perseguidor), 500 testemunhas e até os astros, testemunham que Jesus é o salvador do mundo. Israel não creu, você acredita?