13 E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
14 E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
15 E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.
16 Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.
17 Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:
18 Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não quer ser consolada, porque já não existem.
19 Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito,
20 Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino.
21 Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.
22 E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia.
23 E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.
-> Mateus relaciona Jesus com Israel, Moisés, o cativeiro Babilônico e Nazaré, nos mostrando que a grande mensagem do Antigo Testamento é Jesus Cristo. Nesse relato observamos um paralelo entre Herodes, um homem cruel, e José, um homem que sempre está ouvindo Deus e imediatamente obedecendo.
1. A viagem de Belém até o Egito era de aproximadamente 320km (Beacon, p.34). Podemos imaginar a dificuldade dessa viagem no deserto e violenta - José, Maria, Jesus com 1 ano e cargas;
2. “Do Egito chamei o meu Filho” é uma citação de Os 11.1. No texto original faz uma referência a Israel como filho. Israel e Moisés eram figuras de Jesus Cristo. Moisés foi ao Egito para libertar o povo da escravidão física, Jesus para libertar da escravidão do pecado;
3. Herodes: Segundo Josefo, Herodes matou três dos seus filhos; uma de suas esposas e sua sogra. Além disso, quando estava doente e prestes a morrer, mandou prender todos os principais de toda nação dos judeus”, para que quando morresse matasse também esses, tendo assim uma “lamentação memorável”;
4. “Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos” é uma profecia de Jr 31.15. No texto está relacionado com os cativos de Jerusalém quando foram levados de Ramá para Babilônia em 586 a.C. Na história original Deus promete e os filhos voltam, e no massacre infantil realizado por Herodes as crianças estão salvas no céu.
5. Retorno para Nazaré: Naturalmente José desejava voltar para Belém, mas sabendo que Arquelau, filho de Herodes o Grande, reinava na judeia foi para as regiões da Galiléia;
6. Segundo Josefo, Arquelau, massacrou três mil pessoas ao subir ao trono;
7. Não há nenhuma profecia no AT que expresse exatamente isso, talvez por isso não há menção do profeta. Também é provável que Mateus use Is 11.1 “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará”, onde a palavra hebraica é “nezer”, combinando linhagem real e humilhação “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” (Jo 1.46);
8. Aplicações: 1. O sofrimento sempre esteve ao lado de Jesus; 2. Deus controla até os poderosos e cruéis;
3. Os perseguidores desaparecem, mas a Igreja permanece; 4. Pouco sabemos sobre José, mas sempre está ouvindo a voz de Deus e obedecendo imediatamente. 5. Deus pode lhe confiar obras grandes?