Mateus 3.10-17: Os batismos
10 E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
-> Em um julgamento, se duas testemunhas contam uma história, o juiz considera como prova de um acontecimento. Já vimos as Escrituras, os sábios, as estrelas e até um massacre infantil testemunharem sobre o Rei dos judeus. Agora veremos mais três, João Batista, o Espírito Santo e o próprio Deus Pai.
1. Fogo: É evidente que fogo nos versículos 10 e 12 é um símbolo de juízo (árvore e palha), mas no 11 é mais provável que simbolize purificação. Observe a conjunção “e” e não “ou” - “vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. A mesma pessoa é batizada com Espírito Santo e com fogo. Desta forma, o fogo purifica os que creem e condena os incrédulos. O fogo aquece, ilumina e purifica o crente e queima para sempre o ímpio.
2. Batismo: Significa “mergulhar, afundar, imergir”. Batismos (Hb 6.2). 1) Batismo em Cristo (Gl 3.27; Rm 6) – realizado por Deus após o arrependimento e a fé, concedendo liberdade da escravidão do pecado. É o Reino de Deus no coração; 2) Batismo em água (Mt 28.19) – Testemunho público da fé em Jesus Cristo; 3) Batismo no Espírito Santo (At 1.5-8; 2; 10.44-48; 19.1-7) – revestimento de poder para ser testemunha, normalmente evidenciado por falar em línguas ou profetizar; 4) Batismo com fogo (Mt 3.11) – processo de santificação diária e progressiva.
3. a) (v.10,12) Árvore boa ou ruim, trigo ou palha; b) Abaixar, desatar e levar as sandálias eram tarefas dos menores escravos. João não se considera digno nem disto.
4. a) (v.13-15) João Batista e Jesus eram primos e apesar de João ainda não ter certeza que Jesus era o Cristo, já tinha o discernimento de que Jesus era superior a ele; b) Motivos para Jesus ter sido batizado: 1) Fazer a vontade de Deus; 2) Aprovar o batismo de João; 3) Dar o exemplo; 4) Testemunho do Espírito e do Pai; 5) Identificação com a humanidade pecadora, assim como foi com a encarnação;
5. a) (v.16-17) Descer a pomba era o sinal combinado para identificar o verdadeiro Messias (Jo 1.32-42); b) João Batista, o Espírito Santo e o Pai testemunham que Jesus é o Cristo que veio salvar o mundo; c) No início do NT e do ministério de Jesus, vemos a Trindade trabalhando em favor da humanidade, o Filho sendo batizado, o Espírito Santo descendo e o Pai testemunhando.
6. Aplicação: a) Aceite a Jesus, seja batizado nas águas, no Espírito Santo e no fogo (santificação diária); b) Para ser batizado com o Espírito Santo, tenha fé em Jesus e peça a Deus (Lc 11.8); c) Ore todos os dias pedindo a Deus para santificar o nome Dele através da sua vida exemplar. O batismo com fogo te dará capacidade para parar de ter pensamentos lascivos, de mentir, de falar mal dos outros, de se preocupar ou se vingar; d) O Espírito Santo te capacitará a dar fruto, que são boas obras para glória de Deus; e) João Batista, o Espírito Santo e o Pai testemunharam. Sua vida é um testemunho de Jesus Cristo?