Mateus 5.13-20: Sermão do Monte - O verdadeiro propósito
13 ¶ Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
O verdadeiro propósito -> Você já se perguntou para que nasceu? O propósito do sal é temperar, da luz é iluminar, mas o que fazemos com uma lâmpada queimada? Jogamos fora, pois para nada presta. Você é sal e é luz, vamos descobrir o que isso significa.
1. (v.13) “Vós sois o sal da terra” a) Jesus utiliza dois símbolos para ensinar sobre a influência da Igreja sobre o mundo: o sal e a luz; b) O sal tinha pelo menos três propósitos: sabor, conservar e medicinal; c) A palavra salário tem sua origem nos pagamentos a soldados com sal, sendo um item valioso; d) A ilustração ensina que os cristãos devem dar sabor ao mundo. A vida de pecado é uma vida sem sabor, sem propósito permanente; e) A prática de conservar os alimentos com gelo teve início apenas no século XIX. Na época de Jesus, a conservação de alimentos era feita com sal. Os seguidores de Jesus também devem conservar a sociedade. O mundo é podre sem o amor; f) Como sal, os cristãos ainda devem curar as pessoas da maior doença que existe: o pecado – evangelização, arrependimento e fé; g) “A Igreja deve servir esse mundo que a persegue. Respondendo ao ódio e as mentiras com amor e com verdade” (Hernandes, p.182); h) Não devemos ser influenciados pelo mundo nem se isolar, mas sermos uma boa influência em todos os ambientes que estivermos; i) Portanto, o propósito do cristão no mundo é ter uma vida de boas obras com amor, perdão e bondade.
2. (v.14-16) “Vós sois a luz do mundo” a) “Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador”. “Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto” (NTLH); b) A cidade em um monte alto ou a lâmpada de uma casa sempre serão vistas por todos; c) O propósito da luz é fornecer energia, iluminar os caminhos corretos e advertir quanto aos caminhos perigosos; d) Jesus usa a ilustração da luz para ensinar que as pessoas irão ver as nossas boas obras. Nossas palavras e ações devem influenciar a sociedade a receber a vida; e) Assim como a lua reflete a luz do sol, a Igreja não tem luz própria, mas reflete a luz de Jesus Cristo. Por isso, as nossas boas obras não devem ser motivo de orgulho, mas para glorificar nosso Pai;
3. (v.17-18) a) A expressão “jota ou til” é como se fosse “nem um pingo no i ou a linha que corta o t” (Beacon, p.58); b) Por seu ensino ser tão revolucionário, alguns poderiam pensar que Jesus veio com o propósito de acabar com o Antigo Testamento. Ele nega isso enfaticamente, afirmando que tudo o que está escrito no AT será cumprido e que seu propósito na Terra é cumprir as Escrituras; c) Jesus cumpriu o AT em seu nascimento, ministério, morte e ressurreição, e ainda cumprirá em sua volta. As cerimônias do AT não são mais necessárias ao povo de Deus porque Jesus as cumpriu (Hb 9-10). Entretanto, nove dos dez mandamentos estão presentes no NT; d) Hb 10.1a “lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas” (cf. Hb 8.5; 9.23-24) - Cl 2.16,17: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”; e) Portanto, Jesus nos deu o exemplo de propósito de vida: cumprir a Palavra de Deus.
4. (v.19-20) a) O critério para ser grande no Reino dos céus é cumprir e ensinar a Palavra de Deus; b) Os fariseus foram acusados por Jesus de ensinar o que não fazem (Mt 23.3-4). No Reino de Deus primeiro o professor deve cumprir para depois ensinar; c) A lei de Deus não foi cancelada, mas ampliada; d) A justiça do cristão deve ser maior que a dos religiosos da época, marcada por um legalismo exterior; e) A verdade é o princípio mais fundamental dos ensinamentos de Jesus Cristo. Todas as nossas boas obras devem ser sinceras de coração; f) Jesus irá nos ensinar o espírito da lei de Deus, onde o princípio é mais importante que os detalhes, os motivos mais que as ações e ser mais que fazer;
Aplicação: a) Exceto Jesus, ninguém jamais conseguiu obedecer 100% a lei presente no AT. Jesus amplia o que já era difícil, nos mostrando que a lei mostra a nossa pobreza espiritual; b) Sem a obra do Espírito Santo jamais conseguiremos ter uma vida que agrade a Deus; c) É saboroso para você orar, louvar e obedecer a Deus? d) Pague o mal com o bem, o ódio com o amor e a mentira com a verdade; e) Evangelize pela Palavra, mas principalmente com o seu exemplo de vida; f) É um risco enorme viver uma vida com o coração cheio de orgulho, ódio, discórdias, mentiras e imoralidade sexual. Não se acostume com o pecado, se arrependendo, confessando e orando para que Deus te trate diariamente; g) Sucesso é fazer a vontade de Deus. O nosso propósito é amar, imitar Jesus e servir; h) As suas palavras e ações têm melhorado os lugares que você frequenta?