Mateus 9.35-10.15: Evangelização I

9.35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.

37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.

38 Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.

10.1 E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.

2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;

4 Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

5 Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;

6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;

7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.

8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,

10 Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento.

11 E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.

12 E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;

13 E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.

14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.

15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

O cristianismo é a maior religião do mundo (28%), seguida do islamismo (22%), hinduísmo (15%); budismo (8,5%). O Brasil é predominantemente cristão, católico e evangélico. Mas pense em 10 pessoas próximas e conta quantas delas acreditam em Jesus ao ponto de obedecer aos princípios da Palavra de Deus?

Eu e você, aproveitando o avanço das tecnologias e das redes sociais, precisamos espalhar a urgente e boa notícia de que Jesus morreu para nos salvar do pecado e do inferno.

Vamos aprender fundamentos para a mais importante tarefa das nossas vidas.

1. (v.35-38) “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros”: A necessidade de obreiros

* Por que? a) “grande compaixão” (v. 36) – “entranhas” (splagchna). Como você se sente quando vê famílias em extrema miséria ou um filme onde crianças são exploradas sexualmente; b) As pessoas estão “cansadas”, fazem mais que a capacidade e, “desgarradas”, falta orientação; c) Jamais um pastor deveria olhar para uma ovelha como fonte de lucros;

* Quem? a) a Igreja; b) Orar por mais trabalhadores;

* Quando: Viu a multidão, se compadeceu, fez um plano e agiu. Urgente – hoje! “Jesus tinha urgência de que a tarefa de evangelização fosse desempenhada” (Beacon, p.81)

* Como? a) “percorrer todas cidades e aldeias”; b) “ensinando, pregando e curando”; c) “A obra missionária se faz com os joelhos que oram, com os pés que vão e com as mãos que ofertam” (Hernandes, p.318); d) A oração deve ser o fundamento da evangelização. Sua oração perseverante pode salvar pessoas e fazer discípulos;

2. (v.1-4) “E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder”: A nomeação dos doze – Doze apóstolos: “alguém enviado em uma missão - comissionado”

1) Pedro: Líder e, após se converter, virou um grande homem de Deus. Precipitado, inconstante, contraditório e temperamental;

2,3) Tiago e João: Tiago - Primeiro apóstolo martírio (At 12.2); Participantes do grupo mais íntimo; Filhos do trovão; Fogo do céu para consumir os samaritanos (Lc 9.54); Sentar-se ao lado de Jesus no céu (20.20-21);

4) André: levou seu irmão Pedro a Cristo (Jo 1.40-42);

5) Filipe: Mostra-nos o Pai (Jo 14.8); Duzentos denários de pão para a multidão (Jo 6.7);

6) Bartolomeu: Natanael – De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Te vi debaixo da figueira;

7) Mateus: Empregado do império Romano; cobrador de impostos; Escritor do evangelho mais conhecido do mundo;

8) Tomé: Não sabemos para onde vais, como saber o caminho ( Jo 14.5); Se eu não vir suas mãos e os sinais dos cravos, e não tocar (Jo 20.25);

9,10) Tiago, filho de Alfeu e Lebeu, apelidado de Tadeu: Faziam parte do grupo, mas não sabemos muito sobre eles; Tadeu se chamava Judas (Lc 6.16);

11) Simão, cananita – zelote (ARA), nacionalista (NTLH) – Membro de uma seita do judaísmo extremamente nacionalista – Luta armada contra Roma - oposto de Mateus;

12) Judas Iscariotes: Natural da vila Queriot (sul da Judeia) – único não Galileu; Ladrão e roubava a bolsa (Jo 12.6); Traiu Jesus por 30 moedas de prata (Jo 26.14-16); Preferiu o suicídio ao arrependimento (27.3-5).

3. (v.5-10) “Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões”: a) João Batista, como um percursor, apareceu pregando, depois, Jesus Cristo pregou, ensinou e curou. Agora Ele dá esse mesmo poder e autoridade para seus doze apóstolos; b) A prioridade dessa primeira missão era as “ovelhas perdidas da casa de Israel”. Após a ressurreição, haveria uma nova e definitiva ordem: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15); c) A mensagem deveria ser “É chegado o reino dos céus”. Israel, por conhecer as Escrituras, sabiam que um reino eterno era prometido no AT. Esse tempo havia chegado (Is 9.6,7; Dn 2.44; 7,13,14); d) A mensagem do reino dos céus está relacionada com: 1. Humildade para reconhecer ser pecador; 2. Arrependimento (mudança de ideia); 3. Fé em Jesus Cristo; 4. Uma vida de amor; e) Milagres como curas, exorcismos e até ressuscitação, são sinais que confirmariam a mensagem; f) Os discípulos estavam proibidos de receberem pagamentos pelos milagres – “de graça recebestes, de graça dai”; g) Especificamente nessa missão, os discípulos não deveriam levar reservas de dinheiro, alimentos e roupas. “Os discípulos fariam uma viagem urgente e de curta duração” (Beacon, p.83); h) O dinheiro jamais deve ser a motivação da missão, mas evidentemente os ministérios necessitam de financiamento. A missão é composta por um chamado, oração, pessoas que trabalham e pessoas que doam – “porque digno é o operário do seu alimento” (Lc 8.3; At 4.34,35); i) Portanto, Jesus estabeleceu o local, a mensagem e as diretrizes da missão. Os princípios da Palavra de Deus e a orientação do Espírito Santo obtida por meio da oração devem nortear a evangelização.

4. (v.11-15) “E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés”: a) Após Jesus orientar sobre a localização da missão, a mensagem e os suprimentos, agora Ele fala sobre a hospedagem; b) A hospitalidade é cultural em Israel, e não receber alguém em sua casa era vergonhoso; c) “A hospitalidade era um dever sagrado no Oriente. Da hospitalidade, faziam parte a saudação, lavar os pés, oferecer comida, proteger e acompanhar na despedida” (Hernandes, p.334); d) Seria considerado “digno” aqueles que recebessem os pregadores e a mensagem; e) A figura “sacudi o pó” é um gesto de desprezo, como se o lugar se tornasse impuro, pois rejeitou a única forma de salvação; f) Rejeitar Jesus Cristo, a única opção de salvação do pecado e do inferno, é uma escolha terrível. Piores são os que rejeitam Jesus dos que os moradores de Sodoma e Gomorra que foram destruídos; g) Aprendemos que haverá níveis de punições e recompensas no juízo final; h) Também aprendemos que não deveríamos ficar insistindo com quem está decidido a rejeitar Jesus, neste caso, o melhor que temos a fazer é orar e viver uma vida exemplar; i) Outra lição importante é que os discípulos deveriam comer o que era oferecido na casa. O Evangelista deve se inserir na cultura de quem quer salvar; j) Portanto, os discípulos tinham o benefício cultural de hospedagem e comida grátis. Devemos analisar a situação, orar e agir. “Tua única tarefa na terra é salvar almas” (John Wesley).

Aplicação: a) Antes de tudo, você precisa responder a si mesmo: Por que você quer evangelizar? A evangelização não pode ser motivada por orgulho ou lucro, mas por amor; b) O mundo está caminhando para um precipício; c) Amamos o nosso próximo? A maior bondade que podemos fazer para alguém é apresentar Jesus Cristo a elas; d) A mensagem é que o perdão dos seus pecados às livram do inferno e levam para o céu; e) Evangelize hoje e ore por mais trabalhadores; f) Você tem um espaço na equipe de Jesus, pois observe a variedade nos apóstolos; g) Pense nas pessoas que você ama e não são salvas – o dia do julgamento será terrível.